quinta-feira, 27 de maio de 2010

Isso não pode acontecer!!!!!

Durante o dever sobre a variedade lingüística, percebi o preconceito em relação ao mineiro, ao baiano e ao paulista, e vou mostrar o porque disso:




Assaltante Mineiro:




"—Ei, bichin... Isso é um assalto...Arriba os braços e num se bula nem faça muganga...Arrebola o dinheiro no mato e faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que to com uma fome da moléstia..."




Assaltante Baiano:






"—Ô meu rei... (longa pausa)
Isso é um assalto... (longa pausa)
Levanta os braços, mas não se avexe não... (longa pausa)
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado... Vai passando a grana, bem devagarinho... (longa pausa)
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado... Não esquenta, meu irmãozinho. (longa pausa)
Vou deixar teus documentos na encruzilhada..."


Assaltante Paulista:



"— Orra, meu... Isso é um assalto, meu... Alevanta os braços, meu... Passa a grana logo, meu... Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do São Paulo, meu... Pô, se manda, meu..."


Depois disso pensei que os Adolecert's de "hoje" de cada região podem falar assim, mas que:

"NÃO EXISTE ERRO DE PORTUGUÊS, S-E ESTIVERMOS ANALISANDO...
NO ASPECTO SOCIO-LINGUÍSTICO"

Pensem nisso, quando falarem que você está escrevendo/falando errado (só se não cobrarem a variedade padrão [/eca isso!!!¬¬' )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

InUtiludades - A Série #2

Bem vamos continuar com a série, certo?